quarta-feira, 20 de maio de 2009

ANJOS E DEMÔNIOS


A adaptação para o cinema da obra de Dan Brown não deixou a desejar. Na minha opinião, muito melhor do que 'O Código da Vinci', apesar de o filme apresentar algumas diferenças do livro, como a inexistência do diretor do CERN, Maximilian Kohler, que tem participação importente na obra literária. No papel do camerlengo (que tem nome diferente no livro) do Papa, Ewan McGregor não podia ter sido melhor escolhido.

O que chamou a minha atenção, porém, no filme foi a escolha da atriz principal. Ayelet Zurer, que interpreta a cientista Vittoria Vetra, não tem nada a ver com a descrição da personagem feita por Brown. Pode-se somar mais essa à lista de diferenças livro x filme. Além disso, a presença da moça na história não chega nem perto do que deveria ser.

O Vaticano construído para a filmagem ficou perfeito, não há mais o que dizer. As cenas foram reproduzidas com exatidão. Quem leu o livro deve ter imaginado exatamente aquilo que aparece. O filme tem aproximadamente duas horas e meia de duração, incrivelmente curto para aqueles que leram a obra, e longo para quem não o fez, mas acho que mesmo assim vale a pena.

Muitos dizem que Dan Brown "viaja" muito nas suas histórias, e realmente, algumas coisas são muito irreais. Mas acho que os temas que ele aborda, especificando aqui 'O Còdigo da Vinci' e 'Anjos e Demônio' muito interessantes, e ele liga os fatos de maneira impressionante. Por isso, acho que dá para perdoar os "saques" que ele comete de vez em quando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário